Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

12152236-o-que-e.png

Os programas de integridade são um conjunto de mecanismos e procedimentos internos de integridade, auditoria e incentivo à denúncia de irregularidades e na aplicação efetiva de códigos de ética e de conduta, políticas e diretrizes com o objetivo de detectar e sanar desvios, fraudes e atos ilícitos. São estruturados, aplicados e atualizados de acordo com as características e riscos das atividades da pessoa jurídica que, por sua vez, deve garantir a efetividade do programa de integridade por meio de constante aprimoramento e aperfeiçoamento.

Programa de Integridade

Um dos assuntos transversais na Lei Anticorrupção são os Programas de Integridade: eles podem implicar significativa redução na multa das empresas processadas com base na referida Lei e sua adoção ou aperfeiçoamento é um dos requisitos para se celebrar Acordo de Leniência.

Ademais, a Lei Anticorrupção Estadual (Lei nº 15.228/2018) e o respectivo regulamento, Decreto Estadual nº 55.631/2020 deram um passo além da Lei Anticorrupção Federal, exigindo que empresas que firmarem contratos com o Estado em certas condições, previstas no art. 37 da Lei, também sejam obrigadas a implantar Programas de Integridade.

Por meio da exigência de Programas de Integridade, o Estado atua como fomentador de uma cultura ética que tem como objetivo evitar atos de corrupção contra a administração pública.

PJ que contratar com o Estadoobrigatória em contratos com prazo superior a 180 dias e valor acima de R$ 3,3 milhões (obras e engenharia) ou R$ 1,43 milhão (outros objetos)

PJ investigada em PARfacultativa, sendo que a pessoa jurídica que tiver programa de integridade poderá ter redução de multa

PJ que firmar acordo de leniência – obrigatória a adoção de programa de integridade caso não tenha ou aprimorar programa já existente

A Cage tem a competência exclusiva para avaliar os programas de integridade para todos os fins previstos na Lei Anticorrupção, ou seja, tanto nos processos administrativos instaurados com base na norma e decorrentes de eventuais acordos de leniência, quanto na verificação do cumprimento da exigência legal estabelecida para celebração de determinados contratos administrativos com a administração pública estadual.

Exigências do Estado - Perguntas

Para mais informações sobre o assunto, acesse a página específica Programas de Integridade - Exigência nos contratos com o Estado

Procuradoria-Geral do Estado do RS