Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

PGE representa contra municípios da macrorregião metropolitana que flexibilizaram o distanciamento controlado

Publicação:

PGE representa contra municípios que flexibilizaram o distanciamento controlado
.

No final da manhã desta quarta-feira (05), a Procuradoria-Geral do Estado (PGE-RS) representou junto ao Ministério Público (MP) contra os municípios de São Leopoldo e Cachoeirinha em razão de descumprimento às normas sanitárias segmentadas no sistema de distanciamento controlado, ambos publicaram Decretos ampliando atividades não essenciais, em contrariedade ao que dispõe o Decreto Estadual n.º 55.240/2020.  

Na representação referente ao município de São Leopoldo, integrante à Região R07 – Novo Hamburgo- o texto salienta que a localidade não está cumprindo as normas sanitárias segmentadas determinadas, em especial pela publicação do Decreto Municipal nº 9.631/2020, que ampliou as atividades de comércio de alimentação e outros serviços. O documento destaca ainda que o número de óbitos nos últimos sete dias teve aumento de 48% na região R07, passando de 31 para 46. Na última semana, a região de Novo Hamburgo apresentou piora em um indicador que abrange dados específicos, permanecendo ainda com dois indicadores em avaliação de risco máxima, o que determinou a imposição da bandeira geral vermelha para a região.

No município de Cachoeirinha, pertencente à região de Porto Alegre, o ofício ressalta que os dados avaliados para a semana evidenciam que, embora a região tenha apresentado melhora em um indicador, que abrange dados específicos, possui dois destes com avaliação de risco máximo (bandeira preta). Desta maneira, a pequena melhora não foi suficiente para tirar a região de dentro dos parâmetros que determinam a bandeira final na cor vermelha.

Procuradoria-Geral do Estado do RS