Prêmio Lab Compartilha: PGE-RS homenageia soluções inovadoras desenvolvidas por procuradores e servidores
Publicação:
A Procuradoria-Geral do Estado (PGE-RS) celebrou, na segunda-feira (26), o reconhecimento das 15 iniciativas apresentadas na 1ª edição do Prêmio Lab Compartilha. A premiação foi promovida pelo Laboratório de Inovação e Transformação Digital (LabTri), e buscou dar visibilidade às soluções desenvolvidas na PGE-RS para resolver problemas, simplificar rotinas e inspirar novas formas de trabalhar. Confira as fotos do evento no Flickr da PGE-RS.
Na abertura, a procuradora-geral adjunta para Assuntos Institucionais, Diana Paula Sana, ressaltou a inovação como valor institucional e a transformação digital como um dos objetivos estratégicos da PGE-RS. Destacou, ainda, o papel de procuradores e servidores na consolidação dessa cultura. “Cada procurador e servidor tem papel fundamental na construção de soluções a partir dos desafios diários nas suas áreas de atuação. Sintam-se todos vitoriosos por inspirar novos projetos a partir das realizações já apresentadas, pois a inovação se faz assim, todos os dias”.
A Escola Superior de Advocacia de Estado Professor Almiro do Couto e Silva (ESAE-PGERS) registrou mais de 200 inscritos no evento, um recorde de participantes que foram assistir a palestra e a premiação.
O servidor Felipe Fraga Milano, da Procuradoria Previdenciária (PPREV), foi o vencedor com o projeto de automação de cobranças de respostas de ofícios. O fluxo automatiza etapas que antes eram realizadas manualmente: identifica e consolida as cobranças, dispara os e-mails aos órgãos, atualiza as informações, registra a nova data de resposta e o número de reiterações e gera o arquivo da cobrança.
A votação foi acirrada e Felipe recebeu 68 de um total de 320 votos. O segundo colocado recebeu 65 votos.
A supervisora do Escritório de Gestão Estratégica e Inovação (EGEI) e coordenadora da Assessoria de Informática, Lisiane Penz Negruni reforçou a importância de criar uma rede de pessoas dedicadas a compartilhar conhecimento e desenvolver soluções inovadoras na instituição. "Temos um vencedor, mas é importante destacar que todos vocês merecem muito. Esse empenho é muito importante para a nossa instituição, para semear a transformação digital e desenvolver a cultura da inovação", destacou.
Todas as 15 iniciativas foram premiadas com o certificado de participação, um reconhecimento da instituição ao trabalho desenvolvido por todos os procuradores e servidores que apresentaram seus projetos.
O vencedor Felipe Fraga Milano agradeceu o apoio do laboratório para disseminar as boas práticas desenvolvidas na instituição. "Me sinto honrado em ter conquistado este prêmio, com uma iniciativa que construí em conjunto com a equipe da PPREV. Somos muito orgulhosos, pois já estamos recebendo contatos de outras equipes interessadas em reproduzir nossa solução e isso é inspirador para pensarmos em outras iniciativas", disse.
Inteligência humana e artificial
A coach Wang Ching antecedeu a entrega do prêmio com a palestra Entre Inteligência Humana e Artificial, que abordou a diferença entre habilidades técnicas que a IA domina rapidamente e habilidades que são vantagens humanas, a compreensão dos impactos positivos e negativos das ferramentas, entre outros tópicos.
Wang também detalhou as mudanças no mercado de trabalho, na atuação das lideranças e na utilização das ferramentas com responsabilidade e ética.
Mais notícias
- WhatsApp Image 2026 10 23 at 08 54 11 (1)
- Estágio pós graduação NOVO EDITAL site
- Procurador-geral integra equipe de transição
- Uma fotografia colorida em plano médio-geral e perspectiva em ângulo levemente elevado capta o governador Eduardo Leite reunido com gestores estaduais e autoridades ao redor de uma mesa de reuniões no Palácio Piratini. **As Autoridades e a Mesa de Reunião (ao centro e em primeiro plano):** * À esquerda em primeiro plano, o governador Eduardo Leite fala de perfil e gesticula com ambas as mãos abertas sobre a mesa. Ele veste um fato azul-vibrante, camisa branca e gravata clara. * À sua frente, em primeiro plano de costas e perfil à direita, um gestor de cabelos grisalhos e óculos de armação escura escuta atentamente. * Ao seu lado, na extremidade direita, observa-se um homem jovem de barba, óculos e fato escuro. * Ao longo do lado oposto da mesa retangular de madeira nobre com cadeiras estofadas de estilo clássico, alinham-se cerca de meia dezena de autoridades e secretários: * Destaca-se um homem de fato escuro e gravata azul-marinho, um gestor de blazer azul sobre camisa clara de braços cruzados, e uma mulher de casaco escuro a apoiar o queixo na mão. * Sobre o tampo da mesa, veem-se plásticas em acrílico com identificadores nominais, papéis de trabalho, canetas, copos de água e xícaras de café. **O Salão e a Iluminação (ao fundo):** * Ao fundo, as paredes em tom creme/verde-oliva suave exibem detalhes e molduras em gesso trabalhado. * À esquerda, uma grande janela coberta por uma cortina branca translúcida e cortinados amarelados/dourados permite a entrada de iluminação natural suave. * À direita, ao fundo, avista-se um ecrã de televisão desligado fixado na parede.