Realizada a aposição do retrato da ex-corregedora-geral da PGE Luciana Mabilia Martins

Luciana foi corregedora-geral da PGE-RS por dois mandatos

O procurador-geral do Estado, Eduardo Cunha da Costa, inaugurou, na segunda-feira (06/03), o retrato da ex-corregedora-geral da Procuradoria-Geral do Estado Luciana Mabilia Martins, na galeria de ex-corregedores-gerais da PGE. Graduada em Ciências Jurídicas e Sociais e mestre em Direito pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Luciana ingressou na Procuradoria-Geral do Estado em 1996 e foi corregedora-geral da PGE-RS por dois mandatos, entre 2018 e 2022. Atualmente, é coordenadora da Procuradoria Fiscal.

Luciana atuou também nas Procuradorias Regionais em Caxias do Sul, Santo Antônio da Patrulha e Novo Hamburgo. Em 1999, tornou-se membro do Conselho Superior da PGE, fato que se repetiu entre 2010 e 2015. Em 2007, foi coordenadora das Assessorias Jurídicas da Administração Direta e Indireta. Em 2009, assumiu o cargo de procuradora-geral adjunta para Assuntos Institucionais e, em 2015, de agente setorial do Sistema de Advocacia do Estado junto à Casa Civil. Foi subchefe jurídica da Casa Civil, entre 2015 e 2018.

Em sua fala, Costa ressaltou que a solenidade foi um momento de agradecimento à Dra. Luciana, com quem trabalhou em diversas oportunidades: "Esta instituição é feita por nós, pelo nosso esforço e dedicação e os colegas como a Dra. Luciana, que sempre estão dispostos a contribuir com o fortalecimento institucional, merecem esta homenagem, este agradecimento. O descerramento deste retrato é o registro histórico do trabalho qualificado desta procuradora que se dedicou e efetivamente se doou a esta instituição, e consequentemente ao nosso Estado do RS, servindo de exemplo a todos nós.”

O corregedor-geral da PGE, Paulo Cesar Velloso Quaglia Filho, afirmou que a galeria de ex-corregedores-gerais da PGE representa um reconhecimento da história da instituição e da trajetória, do trabalho e da dedicação. “Com muita admiração, faço esta saudação à homenageada. A grande trajetória na PGE não foi diferente na Corregedoria, marcam a gestão da Dra. Luciana o entusiasmo, a proatividade e a busca sempre pela inovação”.

Em sua manifestação, Luciana apontou ser uma grande honra estar integrada à história da Corregedoria da PGE. “Estar em uma galeria de retratos traz uma ideia de permanência e é, me parece, uma espécie de reforço do compromisso com a instituição, não só pelo que se propôs no passado, mas sobretudo pelos desafios que estão por vir. Ou seja, quem integra uma galeria de retratos, mais que nunca, reafirma seus votos com a PGE e se compromete com seu futuro”.

Luciana destacou o reforço do compromisso com a instituição

A ex-corregedora-geral agradeceu o trabalho dos colegas que integraram sua equipe e a confiança do procurador-geral do Estado, Eduardo Cunha da Costa, e do ex-procurador-geral e ex-corregedor-geral, Euzébio Fernando Ruschel, bem como fez um registro especial à ex-procuradora-geral Eliana Soledade Graeff Martins, a quem considera marcante em sua trajetória na PGE. Ambos estiveram presentes na solenidade. Também agradeceu aos colegas da Procuradoria Fiscal e a familiares e amigos.

Participaram da aposição do retrato a subcorregedora-geral da Defensoria Pública do Estado, Silvia Pinheiro de Brum; a representante da Associação Nacional dos Procuradores dos Estados e do Distrito Federal (Anape), membro do Conselho Fiscal Claudia Balestrin; a vice-presidente Administrativo e Financeiro da Associação dos Procuradores do Estado do Rio Grande do Sul (Apergs), Ana Clara Bittencourt; as procuradoras-gerais adjuntas para Assuntos Institucionais, Diana Paula Sana, e para Assuntos Administrativos, Paula Ferreira Krieger; o coordenador das Assessorias Jurídicas da Administração Direta e Indireta, Thiago Josué Ben; e o diretor da Escola Superior de Advocacia de Estado Professor Almiro do Couto e Silva (ESAE), Ernesto Toniolo.