Paulo Quaglia toma posse como novo corregedor-geral da PGE

Paulo Quaglia é o novo corregedor-geral da PGE
Procurador-geral discursa na posse do novo corregedor-geral da PGE

O novo corregedor-geral da Procuradoria-Geral do Estado (PGE-RS), o procurador do Estado Paulo Cesar Velloso Quaglia Filho, foi empossado para o biênio 2022-2024, em sessão solene do Conselho Superior da PGE-RS, na tarde desta segunda-feira (23/05). A nova corregedora-geral adjunta, a procuradora do Estado Josiana Dourado Castro, também tomou posse na mesma solenidade, que ocorreu no Auditório Dr. Ricardo Seibel de Freitas Lima da PGE.

O presidente do Conselho Superior da PGE, procurador-geral do Estado, Eduardo Costa, frisou a importância de uma corregedoria forte para o crescimento de uma instituição. “Assim como é necessário regar esta planta, também é fundamental ter estrutura para que ela cresça para o lado certo, sempre para cima. Tenho certeza de que Paulo Quaglia tem todos os requisitos e talentos para que a nossa instituição possa continuar crescendo”, enfatizou. “A gestão da Luciana Mabilia Martins mostrou que é possível ser firme com suavidade, uma característica que fica como marca da sua gestão, que emprestou ao crescimento institucional e possibilitou a construção da nova sistemática de avaliações, por exemplo”, salientou.

Quaglia Filho falou sobre sua trajetória e agradeceu aos colegas que contribuíram com a sua carreira nestes 15 anos de PGE-RS. “A corregedoria lida com o que há de mais humano nas relações de trabalho. Em instituições como a nossa, o trabalho ocupa um espaço fundamental nas nossas vidas, então não pode ser um sacrifício, ele tem de ser um momento de vida. Que cada um tenha a consciência da importância do seu papel nesta grande engrenagem. No nosso caso, isto se reflete no desenvolvimento da instituição e do Estado, com melhores entregas à sociedade gaúcha”, destacou. “Tem uma frase do Homem Aranha que tem tudo a ver com este momento: ‘com grandes poderes vêm grandes responsabilidades’. Nossa equipe está muito consciente e motivada com esta responsabilidade. Vamos buscar sempre os melhores caminhos para atingir os melhores resultados, com humanidade e pensando nas pessoas, que são o maior ativo de uma instituição”, completou.

Ao deixar o cargo de corregedora-geral, a procuradora do Estado Luciana Mabilia Martins destacou a importância da alternância na corregedoria como valor democrático e a parceria com o Conselho Superior – e agradeceu aos procuradores-gerais, membros do Conselho Superior e servidores da Corregedoria. “Hoje é dia de celebrar o início da gestão de um colega brilhante, direcionado pelos melhores valores que um procurador do Estado pode ter. Ele acredita na justiça e no que é correto e tem um olhar humano em face das realidades que se colocam. Esta combinação está certamente vocacionada ao sucesso”, disse em seu discurso. Luciana ocupou o cargo de corregedora-geral entre 2018 e 2022.

O procurador do Estado Tiago Bona proferiu a saudação em nome do Conselho Superior, contando sobre o início de sua carreira em parceria com Quaglia. “A convivência em Frederico Westphalen proporcionou o exemplo de dedicação, serenidade e eficiência. Hoje posso afirmar que já estavam nele qualidades relevantes para o exercício da atividade correicional. Após mais de uma década, a maturidade agrega certamente e o credencia a ocupar esta função com a certeza de que contribuirá para o aperfeiçoamento da nossa instituição”, ressaltou.

Trajetória

O novo corregedor-geral entrou em exercício como procurador do Estado em 2 de maio de 2007. Desde então, já ocupou os cargos de coordenador substituto e de coordenador da 19ª Procuradoria Regional – Frederico Westphalen, assessor junto ao Gabinete, procurador-geral adjunto para Assuntos Institucionais e para Assuntos Jurídicos, ambos em substituição, assessor na Procuradoria junto aos Tribunais Superiores (Brasília), corregedor, coordenador adjunto e coordenador da Procuradoria de Pessoal e dirigente da Equipe de Consultoria da Procuradoria de Pessoal. Também já foi corregedor-geral adjunto e atualmente é membro do Conselho Superior da PGE.