Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Mural do edifício sede da PGE é concluído

Publicação:

WhatsApp Image 2022 01 10 at 17 11 53(1)(2)
Mural do edifício sede da PGE é concluído

O prédio sede da Procuradoria-Geral do Estado (PGE) e do Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (DAER) acaba de se tornar um marco na paisagem de Porto Alegre. Foi concluída a pintura do maior mural a céu aberto da cidade, que ocupa toda a lateral do prédio voltada para o Centro Histórico, totalizando 65 metros de altura e 15 de largura. A obra foi realizada pelos artistas Mona Caron e Mauro Neri, reconhecidos internacionalmente, e entregue à população nesta segunda-feira (10/01). O procurador-geral adjunto para Assuntos Institucionais em exercício, Ernesto Toniolo, e o coordenador do gabinete da PGE, o procurador do Estado Henrique Zandoná, acompanharam os artistas em visita à obra na tarde desta segunda.

O projeto, idealizado pelo Laboratório de Políticas Públicas e Sociais (Lappus) e realizado por meio de entidades parceiras, tem o objetivo de estimular a arte urbana local por meio de reflexões promovidas por murais em prédios da cidade e, como consequência, o embelezamento da cidade para que mais pessoas tenham acesso a obras públicas. São parceiros do projeto o governo do Estado, o Município de Porto Alegre, o Daer, a PGE e entidades e pessoas da sociedade civil.

Mona Caron é uma artista suíça, residente em San Francisco (Estados Unidos), com obras espalhadas pelo mundo, com foco em pinturas murais de grande escala em espaços públicos. Mauro Neri tem origem na periferia de São Paulo, é educador, artista plástico, corresponsável pelo movimentos Imargem, Cartograffiti e Infograffiti: projetos multidisciplinares de arte e educomunicação sobre meio ambiente e direito à cidade.

A obra retrata a planta nativa Justicia Gendarussa, também conhecida como “quebra-demanda”, “quebra-tudo” ou “vence-tudo”, entre os braços de uma mulher negra. O mural irá permanecer no local até dezembro de 2024, quando será apagado ou, por iniciativa do governo do Estado, incorporado ao patrimônio.

 

Procuradoria-Geral do Estado do RS