Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

IMAMA traz informação sobre o câncer de mama ao Outubro Rosa da PGE

Publicação:

Outubro Rosa na PGE: “A meta é prevenir. É se cuidar. É nos cuidarmos”
Outubro Rosa na PGE: “A meta é prevenir. É se cuidar. É nos cuidarmos”

A Procuradoria-Geral do Estado (PGE) e o Instituto da Mama do Rio Grande do Sul (IMAMA) promoveram, nessa quinta-feira (21/10), a palestra Conscientização e Cuidados com a Saúde da Mama. O evento foi apresentado pela procuradora-geral adjunta para Assuntos Administrativos, Paula Ferreira Krieger, que destacou o tema deste ano da campanha do Outubro Rosa na PGE: “A meta é prevenir. É se cuidar. É nos cuidarmos”. “É importante alertar as mulheres e a sociedade em geral da importância da prevenção e do diagnóstico precoce”, disse.

A coordenadora de projetos e do Núcleo de Relacionamento com o Paciente da entidade, Cristiane Garcia de Freitas de Souza, apresentou a organização, seus parceiros, pilares e projetos em execução. Entre as atividades de apoio gratuitas oferecidas pelo instituto estão acolhimento psicológico, banco de perucas, orientação nutricional, micropigmentação e camuflagem de cicatrizes após a mastectomia, os núcleos de Relacionamento com o Paciente e de Terapias Integrativas, descontos em exames e apoio jurídico. Cristiane falou sobre algumas leis que amparam pacientes conquistadas por influência do IMAMA e de outras instituições, como as legislações que garantem a oferta de mamografia a mulheres acima dos 40 anos, e citou direitos dos pacientes, como a aposentadoria por invalidez.

Os dados apresentados apontam que o câncer de mama é o mais frequente em mulheres no mundo. Segundo ela, se detectado em fase inicial, há 95% de chance de cura, mas 54% dos casos são diagnosticados já em estágio avançado. A estimativa do Instituto Nacional do Câncer (Inca) é de que, atualmente, são notificados 66.280 novos casos por ano – ou 1.274 por semana, o que representa 181 por dia.

Cristiane apresentou a anatomia da mama, e algumas das alterações visíveis causadas pelo câncer. Ela salientou a importância da autoapalpação, que deve ser realizada mensalmente, no quinto dia após o início da menstruação – mulheres que não menstruam e homens devem escolher uma data no mês para a realização do autoexame, e demonstrou como fazê-la. As recomendações do instituto incluem o rastreamento (com exame clínico anual de mamografia a partir dos 40 anos), investigação diagnóstica (ecografia e biópsia) e tratamento (com cirurgia, quimioterapia, radioterapia, terapia hormonal e imunoterapia).

Os fatores de risco destacados pela palestrante incluem histórico familiar de câncer de mama, ovário ou próstata, menarca anterior aos 12 anos, menopausa após os 55 anos, envelhecimento, poluição ambiental e nuliparidade. Também há os fatores de risco gerenciáveis, como obesidade, sedentarismo, uso abusivo de álcool e de hormônios, stress e tabagismo. As recomendações de prevenção incluem ter tempo para si e para os amigos, realização de exercícios com prazer, demonstrações de afeto, qualidade do sono, beber água e mastigar bem os alimentos, com preferência aos naturais.

Ao final da palestra, Paula informou que o material arrecadado na última coleta pela iniciativa Tampinha Legal na PGE seria destinado ao IMAMA. A entrega foi realizada após o evento. 

Conteúdos relacionados

Procuradoria-Geral do Estado do RS