Empossados oito Procuradores do Estado

Solenidade no Palácio Piratini

O Procurador-Geral do Estado, Euzébio Ruschel, deu posse a oito Procuradores do Estado, em sessão solene do Conselho Superior da Procuradoria-Geral do Estado, realizada no Palácio Piratini, na presença do Governador José Ivo Sartori, no dia 12 de novembro. Foram empossados Andrea Palmeiro Brasil, Vinícius dos Santos Rodrigues, Elvis José Andrioli, Rose Raphaelli Manfroi, Manoel Henrique da Costa Júnior, Eduardo Frischmann Kruter, Cristiano Bervian e Leonardo Weber Corrêa. Com a solenidade, o Rio Grande do Sul passa a contar com 340 Procuradores do Estado.

Em seu discurso, Dr. Euzébio congratulou-se com os novos membros da PGE e agradeceu ao Governador pela realização do terceiro ato de posse em sua gestão, o que evidencia a valorização dispensada à Instituição. “Trata-se de um concurso reconhecidamente rigoroso. É uma honra muito grande tê-los em nossos quadros.”, afirmou o PGE, destacando a atuação de Procuradores do Estado na Câmara de Conciliação de Precatórios, no Centro de Conciliação e Mediação, no Compensa-RS, na advocacia preventiva, na redução de passivos, na cobrança judicial de ativos, etc.

O Governador José Ivo Sartori saudou Dr. Euzébio, agradecendo o trabalho realizado ao longo da gestão, com dedicação e empenho, e atuando nos interesses do Estado. O Governador afirmou que, na história, o Poder Público esteve muitas vezes voltado a si e que se percebe uma mudança de cultura. “Cresce a consciência da necessidade de superar questões particularizadas, que as instituições devem zelar pelo interesse público”.

Falando em nome dos empossandos, a Procuradora do Estado Andrea Palmeiro Brasil afirmou: “Hoje tomamos posse em honroso cargo, é uma outorga de poder para representar a sociedade, promover o interesse público. Assumimos a responsabilidade de bem assessorar o administrador público, contribuir para melhores políticas públicas para a sociedade”.

Participaram da solenidade de posse a Procuradora-Geral Adjunta para Assuntos Institucionais, Ana Cristina Tópor Beck; a Procuradora-Geral Adjunta para Assuntos Administrativos, Paula Ferreira Krieger; o Subdefensor Público-Geral para Assuntos Jurídicos, Tiago Rodrigo dos Santos; o Promotor de Justiça Mauro Luís Silva de Souza, representando o Ministério Público; a Corregedora-Geral da Procuradoria-Geral do Estado, Luciana Mabília Martins; os Secretários de Estado Luiz Antônio Bins (Fazenda), Josué Barbosa (Planejamento, Governança e Gestão) e Raffaele Di Cameli (Modernização Administrativa e Recursos Humanos); o Secretário Municipal de Parcerias Estratégicas da Prefeitura de Porto Alegre, Procurador do Estado Bruno Vanuzzi; o Diretor Presidente do IPE-PREV, Procurador do Estado José Guilherme Kliemann; a Presidente da Associação dos Procuradores do Estado do Rio Grande do Sul, Marcela de Farias Vargas; a Procuradora do Estado Fabiana Azevedo da Cunha Barth, representando a Associação Nacional dos Procuradores dos Estados e do Distrito Federal; o Presidente da Associação dos Servidores da Procuradoria-Geral do Estado, Sergio Serpa; a representante do Instituto dos Advogados do Rio Grande do Sul, Ana Lúcia Kaercher Piccoli; o Vice-Presidente Administrativo da Associação dos Juízes do Rio Grande do Sul, Orlando Faccini Neto; Procuradores do Estado, servidores e familiares dos empossandos.