Dr. Ricardo Seibel de Freitas Lima, um exemplo de colega e de pessoa
Publicação:

O Procurador do Estado e atual Secretário Extraordinário da Copa do Mundo 2014, Dr. Ricardo Seibel de Freitas Lima, 35 anos, será velado a partir das 22h30, no Salão Nobre do Conselho Deliberativo do Grêmio, no Estádio Olímpico.
Amanhã, dia 3 de junho às 10 horas, dará inicio ao deslocamento para o Crematório Metropolitano São José, Av. Professor Oscar Pereira, 584, Porto Alegre/RS . A cerimônia de cremação está prevista para às 11 horas.
A triste notícia que se abateu sobre a PGE provocou comoção em todos que trabalharam com o Dr. Ricardo, Procuradores e Servidores.
Manifestações
"A Procuradoria-Geral do Estado perdeu um dos seus mais brilhantes e competentes procuradores, e um muito querido amigo", afirmou Dra. Eliana Soledade Graeff Martins, Procuradora-Geral do Estado, sentindo muito pelo ocorrido.
"Solidarizo-me com a dor dos Procuradores e familiares do Ricardo. Eu já estava de saída da PGE quando o Ricardo chegou. O pouco tempo de convivência foi suficiente para apreciar sua inteligência, preparo intelectual, simpatia, bom humor, alegria, disponibilidade para trocar ideias e ajudar, se fosse preciso. Lembro que eu ficava pensando que seus pais (o pai foi meu contemporâneo na UFRGS) podiam se orgulhar do filho, certamente entre seus predicados estaria também o de bom filho....
Estou muito, muito triste.
Verena Nygaard - Procuradora do Estado aposentada
"O Ricardo entrou na Procuradoria no mesmo ano que eu saí, mas dos jovens procuradores foi sempre com ele com quem conversei nos nossos encontros, seja na sede social da PGE seja no encontro de Procuradores na serra gaúcha. Era muito brincalhão e nao tinha aquele "ranço" com os procuradores mais antigos. Conversávamos de igual para igual. Tenho certeza que perdemos um grande e querido colega. Comungo minha dor com todos vocês."
Raquel Campani - Procuradora do Estado aposentada
"De Ricardo fica
O menino inquieto,
O jovem adulto,
O homem brilhante
O seu sorriso,
Sua maneira doce porém firme e direta de resolver as coisas.
Nos orientou, apoiou e acima de tudo nos valorizou como equipe.
Guerreiro e apaixonado pela sua Unidade, pelo seu Grêmio, pelos seus amigos...
Juventude interrompida ,porém, ficará seu brilho para sempre dentro de nossas lembranças
Difícil perder alguém tão companheiro e especial!
Nossas eternas saudades! "
De sua sempre Pidap - servidores da Procuradoria de Informação, Documentação e Aperfeiçoamento Profissional.
"Endossamos, por inteiro, a manifestação da Raquel, que muito bem destacou o temperamento e a comunicabilidade do Ricardo: sempre alegre, extrovertido e buscando unir e congregar. Resta lamentar sua prematura partida. Nossa solidariedade a seus familiares, com a certeza de que, por seus méritos pessoais, náo tardará a reencontrar seu caminho em outra dimensão da vida.
Aramis Garcez - Procurador do Estado aposentado
"Estou igualmente chocado. Não costumo fazer muitos elogios, mas o Ricardo era digno de todos aqueles não lhe disse. Sempre esteve na mais alta conta de todos os colegas. Pessoa ímpar e sempre buscando solução para os problemas e dúvidas que surgissem, com postura proativa exemplar e dificílima de encontrar, que deve servir de inspiração a todos nós. A perda é enorme para todos os que puderam partilhar algum tempo com figura tão singular. Cheguei a comentar com alguns que ele seria o Procurador-Geral mais jovem da história da Procuradoria, pois tinha certeza que ele chegaria a esse cargo.
É lamentável. A tristeza é grande. Oremos para que ele descanse em paz e como forma de aplacar nossa angústia."
João Fortuna, Procurador do Estado
"O Ricardo era um colega brilhante e para melhorar era gremista. Deixo o meu abraço e o meu pesar para os colegas que tiveram a oportunidade de conviver com ele de forma mais próxima.
Janaína B. Gonçalves - Procuradora do Estado
"Apesar da tristeza, agradecemos a Deus por ter nos dado o privilégio de conhecer o Dr. Ricardo. Agradecemos, principalmente, pelo carinho, simplicidade e respeito com que sempre nos tratou. Muita luz e paz!" José Collar, Ana Martins, Sueli, Flávio Almeida, Marcelo Braga, Otavio, Oyára, João Flores, Beth Lemos e Everton, servidores da PGE
"Lamentamos profundamente o ocorrido. Todos os colegas da 8ª PR estão abalados com a notícia."
Danton Felipe de Mendonça Müller Neto
"Lamento muitíssimo, especialmente pela família do Ricardo. Se pra nós Procuradores e para a Instituição a perda é terrível, ainda mais sentirão os familiares. O Ricardo era uma pessoa bastante especial. Um estimado e genial colega. Era alguém que pensava a PGE. Foi no período em que trabalhamos juntos na mesma equipe que passei a admirá-lo muito. Era para ele que eu disse (acreditando que aconteceria), em alguns momentos institucionais delicados, que quando ele fosse o Procurador-Geral as coisas estariam melhores."
Leandro Daudt Baron - Procurador do Estado
Dr. Ricardo, Bacharel em Ciências Jurídicas e Sociais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul em 1997. Nomeado para exercer o cargo de Procurador do Estado, Classe Inicial, visto haver sido aprovado em concurso público no qual obteve o 3.º lugar em 22-12-1998. Seu estágio de orientação foi na Procuradoria do Domínio Público Estadual, no período de janeiro a fevereiro de 1999. Após, foi lotado na 9.ª PR em Lajeado. Em 29-02-2000, foi promovido para a Classe Intermediária, sendo removido para a 8.ª PR em Novo Hamburgo. Em 05-07-2001 foi novamente promovido para a Classe Final, passando a exercer suas atividades na Procuradoria de Execuções e Precatórios, onde atou como Coordenador de 03-01-2003 a 03-11-2003. Nesse mesmo ano, presidiu a Comissão de Modernização da PGE . Em 2004-2007, integrou o Conselho Editorial d Revista da PGE. Promovido para a Classe Superior em 11-05-2004, época em que foi Dirigente da Equipe Trabalhista da Procuradoria de Execuções e Precatórios até 14-12-2004. Designado, em 30-05-2005, como Coordenador Substituto da Procuradoria de Informação, Documentação e Aperfeiçoamento Profissional. Nesse ano, substituiu a Dirigente da Equipe Trabalhista da Procuradoria de Execuções e Precatórios. Ingressou no Conselho Superior da PGE em 13-07-2006. Coordenou a Procuradoria de Informação, Documentação e Aperfeiçoamento Profissional em 10-01-07, ano em que integrou a Comissão Permanente de Defesa dos Direitos Humanos. Em 2009, acumulou a função de Agente Setorial do Sistema de Advocacia do Estado junto ao Gabinete Executivo da Copa do Mundo de 2014 e após, à Secretaria Extraordinária da Copa do Mundo de 2014. Em 2010 foi designado como membro do Conselho Consultivo do Projeto de Fortalecimento da Gestão Fiscal do Estado do Rio Grande do Sul - PROFISCO e para constituir o Núcleo de Planejamento Estratégico da PGE. Em 31-03-2010 foi designado Secretário Extraordinário Adjunto da Secretaria da Copa do Mundo de 2014. Em 30-04-2010 foi designado Secretário Extraordinário da Secretaria da Copa do Mundo de 2014
Mestre em Direito pela UFRGS, Ricardo Seibel de Freitas Lima, recentemente, atuou nas ações trabalhistas em que a PGE obteve reduções milionárias em favor da CEEE e participou da negociação do contrato de US$ 1,1 bilhão celebrado pelo Estado com o Banco Mundial.
Mais notícias
- GAB Nota de Pesar modelo site
- O painel "Ambientes digitais de trabalho: PGE no Microsoft 365" ocorreu no no palco RS Innovation Stage
- A palestra ocorrerá na quinta-feira, 10/04, no palco Innovation Stage
- Procurador-geral do Estado, Eduardo Cunha da Costa, reforçou como a nova marca traduz o trabalho prestado pela Procuradoria.