Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Dia Nacional da Inovação

Publicação:

Há quase uma década com um setor específico voltado à inovação e aos resultados, o EGEPP.
Há quase uma década com um setor específico voltado à inovação e aos resultados, o EGEPP.

Nesta terça-feira, 19/10, vivemos o Dia Nacional da Inovação, tema há muito tempo relevante para a Procuradoria-Geral do Estado. A formulação da estratégia institucional da Casa, entre 2010 e 2012, envolveu procuradores do Estado e servidores quando apenas duas PGEs no Brasil tinham planejamento estratégico. Entre 2017 e 2018, cerca de 150 colaboradores, divididos em 17 comissões, realizaram a revisão do planejamento, que deu origem ao segundo Mapa Estratégico, com vigência de 2018 a 2027.

A PGE conta há quase uma década com um setor específico voltado à inovação e aos resultados, o Escritório de Gestão Estratégica, Projetos e Processos (EGEPP). Em um trabalho constante de aperfeiçoamento, o EGEPP apresentou recentemente nas Reuniões de Gestão Estratégica, realizadas a cada quadrimestre, sob a condução dos procuradores-gerais adjuntos, uma proposta de revitalização do atual Mapa Estratégico, embasada no aprendizado e nos ganhos obtidos ao longo dos últimos três anos. Foi sugerida a inclusão da inovação como valor e de dois novos objetivos estratégicos: "Fomentar a transformação digital" e “Fortalecer a atuação jurídica coordenada, uniforme e assertiva”. A proposta aguarda avaliação final pelo Comitê de Gestão Estratégica.

Este modo de trabalho, envolvendo parte substancial da Casa no mesmo objetivo, foi refletido também na promoção do 1º Concurso InovAção, realizado entre 2019 e 2020, com três categorias: fluxos, otimização de recursos e serviços. A atividade mobilizou colegas da Capital e do Interior e os participantes tiveram espaço para evoluir em suas propostas, apresentadas em bancas compostas por avaliadores internos e externos. Foram expostas 30 iniciativas, algumas já implementadas.

Nesta ação, mais que ideias vencedoras, foram selecionadas pessoas dispostas a trabalhar como ferramentas para a inovação. Tanto que, como premiação do concurso, foram capacitados 48 procuradores e servidores em design thinking e métodos ágeis. A ideia é realizar novo certame já no próximo ano. O anúncio dos vencedores da primeira edição foi a ocasião para o lançamento da Sala de Inovação da PGE, um espaço com design elaborado para a troca de ideias, localizado no 17º andar do prédio PGE-DAER em Porto Alegre.

"Aos poucos, vamos introduzir a inovação na PGE como ela realmente deve ser encarada: algo que nem sempre é disruptivo ou que depende de ferramentas de tecnologia da informação. Podemos igualmente ser inovadores ao propor melhorias incrementais na forma como defendemos o interesse público e sociedade gaúcha", afirma a procuradora-geral adjunta para Assuntos Administrativos, Paula Ferreira Krieger.

Outra frente em andamento na área de inovação é a adoção na PGE do Sistema Único de Procuradorias Públicas - SUPP, com o propósito de substituir gradativamente o CPJ. A plataforma é originária da AGU e busca integrar os órgãos de justiça, trazendo ganhos em agilidade e qualidade, ao dar fim à necessidade de acessar várias plataformas e sistemas para a realização das atividades. Uma alteração que trará impactos positivos ao dia a dia de todos.

RECONHECIMENTO - Ainda neste mês, Paula trouxe para a PGE o Prêmio de Inovação Judiciário Exponencial, como Liderança Exponencial Advocacia Pública. A distinção integrou a programação do Congresso de Inovação, Tecnologia e Direito para o Ecossistema de Justiça - EXPOJUD 5ª Edição e, na mesma categoria em que a PGE-RS foi vencedora, concorreram representantes da Procuradoria-Geral do Estado da Bahia e da Defensoria Pública Estadual de Minas Gerais.

Procuradoria-Geral do Estado do RS