Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Dia da Biblioteca: Biblioteca da PGE possui um acervo diverso com mais de 9 mil obras na área do Direito

Publicação:

.
.

Há 40 anos, o dia 9 de abril é dedicado a celebrar um dos lugares que é puro conhecimento, cultura, memórias e de muito silêncio, a Biblioteca. Um espaço destinado a estudos, leituras, empréstimos e consulta de obras, é assim que, há 55 anos, a Biblioteca da Procuradoria-Geral do Estado, Laura Corrêa Oliveira atua proporcionando essa troca de saberes aos procuradores (as), servidores (as), estagiários (as), e a todos da administração pública do Rio Grande do Sul.

A Biblioteca da PGE-RS, que é especializada na área do Direito, possui um acervo diverso com mais de 9 mil obras e 250 títulos de periódicos, além de folhetos, obras de referência, coletâneas de legislação e multimídias e que atende, não só ao público interno, mas como também ao externo como as secretarias e público em geral.

Neste atual momento, devido ao isolamento social para evitar a propagação do novo coronavírus, a Biblioteca atende a todas as solicitações de maneira remota, seja por e-mail, seja por telefone: biblioteca@pge.rs.gov.br ou (51) 32881656, é o que explica a analista bibliotecária jurídica, Carla Garcia.

Ela sugere também que “neste período, em que estamos em teletrabalho, os usuários podem buscar um vasto e qualificado acervo digital, com periódicos e artigos especializados, além de uma grande variedade de e-books, que podem ser acessados remotamente”, orienta a bibliotecária, que indica as bases digitais jurídicas assinadas como o Proview (RT Online), Juris Sintese online, Lex Magister/ Magister Net. Ela acrescenta também que a Biblioteca possui uma diversidade de e-books e documentos digitais disponíveis em seu catálogo, na rede da PGE.

E para dar conta de todo esse material selecionado, catalogado, diversificado, e de olho em pesquisas de novos títulos, o espaço possui uma equipe de bibliotecárias e estagiárias engajadas no bem-estar do público que frequenta e, é claro, do acervo e das obras raras que emolduram o local. Além da Carla, outras três analistas bibliotecárias fazem parte do time, Larissa Kochanowski, Matilda Minuzzo e Luciana Kramer que também estão sempre a postos a orientar a todos (as) no local, assim como também as estagiárias de Biblioteconomia, Joine e Sara, e os estagiários de Ensino Médio Analara e Alexandre, que prestam todo auxílio a quem passa pela Biblioteca.

Coleção Especial Dr. Almiro do Couto e Silva

Desde setembro de 2019, a Biblioteca está engajada no projeto de estruturação e disponibilização da Coleção Especial Professor Almiro do Couto e Silva. Desde então, a equipe avaliou 150 caixas, totalizando 3.027 obras doadas do acervo pessoal do procurador do Estado, falecido em 2018. Dentre esses livros há revistas, teses e raridades relacionadas ao Direito Romano, italiano, francês e alemão.
Segundo o diretor da Escola Superior de Advocacia de Estado Professor Almiro do Couto e Silva, Ernesto José Toniolo, as obras estão em uma etapa de processamento técnico, inclusão das referências das obras e digitalização de partes importantes como assinaturas, dedicatórias e anotações que estão sendo disponibilizadas no catálogo da Biblioteca, mas que devido à suspensão das atividades da Biblioteca, a atividade foi interrompida. “Assim que normalizarmos os trabalhos daremos andamento à conclusão do projeto”, frisou.

Trilhas da Cultura

E para quem ainda não conhece, desde 2013, o “Trilhas da Cultura” faz parte da PGE, ou seja, é um projeto criado dentro da Biblioteca e que visa estimular o hábito da leitura, divulgar e emprestar obras de cultura geral como artes, literatura, entre todos que por ali passam. A ideia da coleção partiu de solicitações recebidas de usuários em busca de outras leituras, não só a de linguagem técnica. Todo o acervo é composto por obras doadas pelos usuários, e, portanto, se você quiser fazer uma doação e participar desse compartilhamento de conhecimento, após o isolamento social, a Biblioteca aceitará a doação de livros em boas condições de uso. A coordenadora do projeto, a analista bibliotecária Larissa Kochanowski, destaca que “o acervo possui mais de 500 títulos cadastrados disponíveis para empréstimo, podendo ser consultado através do Catálogo da Biblioteca na intranet. Desde seu lançamento, o Projeto já emprestou inúmeras obras, inclusive às regionais, via malote”.

Veja o e-book produzido sobre o acervo doado aqui. 

Biblioteca da Procuradoria-Geral do Estado, Laura Corrêa Oliveira 

A Biblioteca é aberta ao público para consulta local ao acervo. No entanto,
o empréstimo de material bibliográfico é restrito aos usuários cadastrados. É possível também fazer doação de obras jurídicas ou literárias.

Contato: (51) 3288-1656
Horário: 8h às 19h
Endereço: Av. Borges de Medeiros, 1555 - 16º andar

Mais notícias

Procuradoria-Geral do Estado do RS