Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Com quase 40 mil endereços localizados, Tchê Achei completa um ano em uso na PGE

Publicação:

Mais de 7,5 mil moradias serão viabilizadas, beneficiando, principalmente, pessoas prejudicadas pelas enchentes
Mais de 7,5 mil moradias serão viabilizadas, beneficiando, principalmente, pessoas prejudicadas pelas enchentes

A Procuradoria-Geral do Estado comemora neste mês de julho o primeiro ano de uso do Robô Tchê Achei. A Automação Robótica de Processos, RPA em inglês, foi desenvolvida pela Oficina de Soluções da PGE-RS para automatizar o processo de acesso e extração de dados em sistemas externos, necessários para a localização dos devedores.

Em um ano de uso pela área finalística, foram processadas mais de 12 mil solicitações de pesquisa, e localizados mais de 39 mil endereços. Antes do Tchê Achei, o processo era feito de forma manual e repetitiva por diversas pessoas em diferentes unidades da PGE, consultando as informações em diferentes sistemas externos e copiando os endereços encontrados.

“Além dos números, é importante perceber que ele foi amplamente incorporado pelos servidores e procuradores. Isso padronizou o fluxo de pesquisa de endereços e reduziu o tempo dessa atividade. Nós também temos maior segurança, com menos acessos a sistemas com dados sensíveis, além de eficiência, pois a informação de quais endereços foram positivos e negativos, fica automaticamente registrada”, explicou a procuradora-geral adjunta para Assuntos Administrativos, Paula Ferreira Krieger.

Com a ferramenta, os usuários cadastram suas solicitações no aplicativo que roda diariamente as pesquisas nos dados existentes e salva no banco de endereços as informações mais recentes, gerando uma certidão em PDF e atualizando o status no sistema de controle processual (CPJ).

A solução foi desenvolvida por uma equipe multidisciplinar da Procuradoria, que contou com a participação de um servidor da Assessoria de Informática, como desenvolvedor principal, procuradores do Estado e servidores do interior e da capital.

Mais notícias

Procuradoria-Geral do Estado do RS