Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Bate-papo com a jornalista Rodaika lota o auditório da PGE-RS em alusão ao Dia da Mulher

Publicação:

Bate-papo com a jornalista Rodaika lota o auditório da PGE-RS em alusão ao Dia da Mulher
Bate-papo com a jornalista Rodaika lota o auditório da PGE-RS em alusão ao Dia da Mulher - Foto: Paulo Garcia/ Ascom PGE

As procuradoras, servidoras e estagiárias da Procuradoria-Geral do Estado (PGE-RS) participaram de um bate-papo sobre vida e carreira com a comunicadora Rodaika, nesta segunda-feira (09/03), em alusão ao Dia Internacional da Mulher. O encontro lotou o auditório da PGE-RS e teve como tema as “Delícias e Dores de Ser Mulher: Rodaika conduz um diálogo aberto sobre desafios, força e autenticidade”. 

O evento, alusivo ao Dia Internacional da Mulher, foi marcado pela valorização do papel feminino na construção de um ambiente de trabalho mais igualitário e colaborativo. Na PGE-RS essa construção já é uma realidade, com quase 60% de mulheres compondo o quadro da instituição e 53% dos cargos de liderança ocupados por mulheres, reforçando a importância de encontros voltados para o público feminino. 

A procuradora-geral adjunta para Assuntos Institucionais, Diana Paula Sana, realizou a abertura do evento destacando o desafio de ser mulher e o papel das instituições para promover um ambiente acolhedor e igualitário. “Ser mulher é algo poderoso, mas também desafiador. Ao longo da nossa trajetória, enfrentamos preconceitos e julgamentos e, muitas vezes, temos nossa capacidade questionada. Hoje, aqui, contamos com oportunidades de acesso a cargos de liderança de forma cada vez mais natural. Ainda assim, é importante lembrarmos de um tempo em que havia apenas uma mulher na sala e foi ela quem abriu caminho para que possamos celebrar a realidade atual. Por isso, momentos de reflexão como este que vivemos, são essenciais para compartilhar histórias de vida e reconhecer o caminho trilhado por cada mulher". 

Na PGE-RS as mulheres conquistaram espaço de forma natural e os números destacam essa realidade. Ao longo da história foram três procuradoras-gerais conduzindo as decisões de toda a instituição, hoje, na alta gestão, duas procuradoras-gerais adjuntas auxiliam nas decisões institucionais e administrativas. 

Das 10 Procuradorias Especializadas, que atuam por temática, seis são lideradas por mulheres, que conduzem assuntos como o previdenciário, trabalhista, fiscal e a atuação no interior, entre outros. Essas lideranças coordenam centenas de procuradores, servidores e estagiários, divididos por equipes e trabalhando de forma integrada com as 14 Procuradorias Regionais do Estado. 

Com mais de 30 anos de carreira a comunicadora tem uma trajetória consolidada na RBS TV e no Pretinho Básico da Rádio Atlântida. Rodaika já atuou como repórter, apresentadora e tem uma longa carreira como influenciadora digital. 

A apresentadora abordou os desafios de conciliar a vida pessoal e profissional e a importância de olhar com atenção umas para as outras. "Por muitos anos atuei em um ambiente predominantemente masculino, especialmente nas posições de liderança. Nessa trajetória aprendi a importância de olhar para outras mulheres com empatia. Cada uma carrega histórias, desafios e aprendizados próprios. Em um mundo que muitas vezes busca fórmulas prontas, são justamente a criatividade e a autenticidade das nossas trajetórias que nos permitem fazer a diferença”. 

As participantes compartilharam histórias de vida, família e profissão, principalmente relatos que convergiam com as experiências trazidas pela Rodaika. 

Entre as histórias, a jornalista destacou a decisão de fazer uma transição de carreira e desacelerar. "A decisão de mudar totalmente a minha rotina e viver mais momentos em família foi planejado e amadurecido por dois anos. Um dia eu estava passeando no bairro em que vivíamos, nos Estados Unidos, e fui tomada por um sentimento de gratidão. Eu não estava pensando sobre isso, foi espontâneo e uma sensação única". 

Após o encontro todas as mulheres presentes participaram de um coffee break para reforçar os laços e repercutir os temas abordados na conversa. 

Mais notícias

Procuradoria-Geral do Estado do RS