Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

2º Concurso Inovação inicia com exposição de sete propostas

Publicação:

EGEPP   Divulgação   Apresentação iniciativas   temas   06 06   site
Apresentações do 2º Concurso InovAção

A semana começou com as apresentações virtuais de propostas inscritas no 2º Concurso InovAção da Procuradoria-Geral do Estado. Nesta segunda-feira (06/06), sete dos nove projetos inscritos foram expostos para a banca examinadora, em apresentação transmitida pelo canal da PGE no Youtube.

Na abertura, a coordenadora do Escritório de Gestão Estratégica, Projetos e Processos (EGEPP), Lisiane Penz Negruni, falou sobre novidades desta segunda edição: “agora temos um concurso mais livre, sem categorias, com liberdade para participação presencial ou remota, e utilizando as novas ferramentas da plataforma Office 365". Ressaltou também a importância do concurso na instituição. "O concurso de inovação é um daqueles momentos preciosos em que nos permitimos parar para pensar o futuro; sair das pilhas, das atuações, das reuniões, das audiências, para estar aqui pensando num jeito mais eficiente, mais organizado, mais estratégico de trabalhar; ou de criar um ambiente mais humano, mais empático, mais colorido, para que as pessoas possam ser mais felizes no trabalho”, destacou. Cada projeto teve 15 minutos para exposição, seguida de comentários e dúvidas da banca.

A primeira a apresentar foi a procuradora do Estado Andreia Cristina Valcarenghi, da Procuradoria Fiscal, com a proposta “Fluxo de comunicações nas falências e recuperações judiciais: uma otimização da atuação”. Ela explicou que o novo fluxo, implementado em outubro do ano passado, instituiu um novo paradigma de atuação nos processos de falência e recuperação judicial ao desvincular a questão territorial como critério de competência. A competência passou a ser definida para o núcleo que concentra o maior volume de débitos, aferição realizada por meio de ferramenta desenvolvida especificamente para este fim.

“Passivos Contingentes e o Princípio de Pareto” foi o tema da proposta da procuradora do Estado Fernanda Cristhina Lolatto, coordenadora da 15ª Procuradoria Regional – Osório. A iniciativa propõe que o contencioso judicial deixe de ser somente fonte do Relatório de Passivos Contingentes, passando a ser também impactado pelos dados, utilizando-os como critério para alocação da força de trabalho e estabelecimento de fluxos e processos operacionais. O objetivo é viabilizar uma atuação diferenciada nessas demandas, já estabelecidas como sendo as que envolvem o maior risco de impacto financeiro nas contas públicas.

O psicólogo da equipe de gestão de pessoas da PGE, Marcelo Spalding Verdi, apresentou duas propostas para o concurso. “Humaniza+ Nº 1: Dia do Mascote no Trabalho” propõe introduzir no ambiente de trabalho um elemento humanizador com potencial de promover descontração, proximidade, satisfação e orgulho de participar de uma organização onde a prática é aceita. Ele disse que nos últimos anos houve mudanças no modo como se entende o trabalho, e que cada vez mais os ambientes deverão ser espaços de bem-estar e acolhimento, com valorização de diferentes aspectos da vida. A proposta, então, é de que cada unidade tenha uma data diferente por semestre na qual seja permitida a presença de um cachorro no local de trabalho. Como requisitos seriam exigidas a inscrição prévia e a concordância de todos os colegas da unidade.

Verdi apresentou também a iniciativa “Humaniza+ Nº 2: mini hortas coletivas”. As hortas seriam organizadas por unidade ou equipe, com apoio da SDOQ e da SOP. A ideia prevê o cultivo de plantas usadas como temperos, e cada um dos participantes poderia levar porções para consumo próprio. As pessoas interessadas assumiriam os custos com aquisição de vasos, terra e sementes. Entre os benefícios previstos estão o aproveitamento do potencial dos ambientes físicos de trabalho e o estímulo à cooperação, introduzindo elementos humanizadores e com potencial de integração entre as pessoas, e reforçando a qualidade de vida e a questão ambiental.

A procuradora do Estado Natalia Campos Araujo, da 8ª PR – Novo Hamburgo, apresentou o projeto “Centralização, automatização e controle de parcelamentos realizados pela PGE a partir da utilização das ferramentas do Office 365”. Ela contou que, no modelo atual, cada unidade de atendimento funciona como uma ilha, trabalhando artesanalmente, sem padrão e com foco no uso do e-mail como instrumento de comunicação. A proposta prevê um novo fluxo, com criação de formulário padrão para recepção dos pedidos e da documentação para os parcelamentos. Também seria gerada uma lista centralizada (usando a ferramenta listas no Microsoft SharePoint) como forma de contato assíncrono e registrado entre o servidor que realiza o atendimento e o Procurador responsável. O modelo está em fase de implantação na 8ª PR, e ela apresentou exemplos práticos do piloto, com aplicação dos filtros criados.

A técnica administrativa Lisiane Correa Arieta apresentou a iniciativa “Mediação em Foco”, com o propósito de evitar que conflitos internos gerem animosidade, melhorando o ambiente de trabalho. Propôs a criação de um espaço de diálogo para reestabelecer a comunicação, oferecendo aos envolvidos a oportunidade de escuta mútua, sob a condução e assistência de mediadores. O piloto teria como público-alvo os servidores da PGE e como objeto conflitos originados no ambiente de trabalho que não decorram de atos previstos como falta funcional. As sessões poderiam ser de forma presencial ou virtual, com duração máxima de 60 minutos. Entre os benefícios esperados estão o incentivo ao diálogo e respeito, estímulo à cultura de paz e a prevenção de novos conflitos.

Ela também apresentou o projeto “Hobbies”, inspirado nos talentos artísticos da família dela, com o objetivo de compartilhar o que cada um faz quando está fora da PGE. A iniciativa criaria um canal onde procuradores do Estado e servidores poderiam compartilhar seus hobbies, como trabalhos manuais, conhecimentos linguísticos ou matemáticos, esportes, literatura, voluntariado. Entre os benefícios previstos estão interação social, valorização pessoal, melhoria na qualidade do ambiente de trabalho e senso de pertencimento. O canal seria criado na plataforma Sharepoint e haveria uma ou mais pessoas responsáveis pela moderação.

Na sexta-feira (10/06), às 9h, serão realizadas as exposições presenciais de outras duas iniciativas, no auditório da PGE – também com transmissão pelo Youtube.

Procuradoria-Geral do Estado do RS