Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

PGE divulga resultado da eleição de membros do Conselho Superior

Publicação:

PGE-RS
PGE-RS

A Comissão Eleitoral do Conselho Superior da Procuradoria-Geral do Estado divulga, nesta sexta-feira (21), o resultado das eleições para membros do Conselho Superior da PGE. O pleito, que ocorreu entre os dias 17 e 19 de junho, foi exclusivamente eletrônico.

Os procuradores do Estado Maurício Pandolfo Bortolozzo e Suzana Fortes de Castro Rauter foram eleitos, com 96 e 83 votos respectivamente, e irão ocupar as duas vagas designadas aos procuradores da capital gaúcha.

Para compor a vaga destinada aos procuradores do interior foi eleita a procuradora do Estado Lisiane Penz Negruni com 80 votos.

Exerceram, ao todo, o direito de voto 274 procuradores do Estado, sendo esses 152 eleitores da capital e 122 eleitores do interior.

Os procuradores terão o prazo de dois dias para a apresentação de pedido de reconsideração, nos termos do artigo 19 da Resolução n.º 48, de 29.05.2012, que deverá ser protocolado junto ao Setor de Protocolo da Procuradoria-Geral do Estado.

A Comissão Eleitoral do Conselho é formada pelos Procuradores do Estado: Paulo Cesar Velloso Quaglia Filho, presidente; Ernesto José Toniolo, membro; Rodrigo Krieger Martins, membro e Evandro Luís dias da Silveira, membro suplente.

Voto Eletrônico

O voto eletrônico foi implantado nas eleições do Conselho Superior da PGE conforme a Resolução nº 120, publicada no Diário Oficial do Estado em 9 de maio de 2017. Nos últimos cinco anos, até 2016, quando as eleições ocorriam em cédula de papel, a média de abstenção era de 30%. Nas primeiras eleições realizadas por meio eletrônico, em 2017, a média de abstenção ficou em 25%; e em 2018, em 22%, dados que consolidam a votação eletrônica.

Procuradoria-Geral do Estado do RS