Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

PGE adere ao Novembro Azul em favor do bem estar masculino

Publicação:

Não dá bola fora, cuida da tua saúde!
Não dá bola fora, cuida da tua saúde!

Como parte da campanha “Te cuida o ano todo”, implementada pela PGE para conscientizar procuradores do Estado e servidores sobre o cuidado permanente com a saúde, a Procuradoria adere ao Novembro Azul, ação internacional pela prevenção ao câncer de próstata. Com o slogan “Não dá bola fora, cuida da tua saúde! E não esquece, te cuida o ano todo”, a Instituição reforça a atenção necessária à saúde masculina de modo integral.   

O Ministério da Saúde aponta que o câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens, atrás apenas do câncer de pele não melanoma. De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (INCA), para 2022, são esperados mais de 65 mil novos casos. Em 2020, foram registrados 15,8 mil óbitos, segundo dados do SIM (Sistema de Informação sobre Mortalidade). Em grande parte das vezes, a doença evolui silenciosamente, mas manifestações clínicas mais comuns envolvem alteração na urina (dificuldade, demora para iniciar ou finalizar, diminuição do jato urinário, necessidade de urinar mais vezes, presença de sangue). Os principais fatores de risco conhecidos são idade, hereditariedade e obesidade.

O urologista e conselheiro do Conselho Regional de Medicina do Estado do RS (Cremers) Nelson Batezini afirma que, de um modo geral, a população masculina brasileira tem a sobrevida menor do que a população feminina, muito provavelmente pelos homens serem negligentes na rotina de exames e check-up periódicos.

 “A ida ao médico, por parte dos homens, é por necessidade e não por prevenção. Uma característica da população de homens gaúchos, é de ter uma tendência a aumento do número de idosos em relação aos adultos jovens, jovens e crianças. Também, os gaúchos são acometidos e morrem mais por doenças cardiovasculares e por tumores, em detrimento de doenças infecto-contagiosas e, a estatística sobre câncer de próstata, é de que o RS é um dos 5 estados onde mais se diagnostica câncer de próstata”.

Batezini ressalta que, ao longo da vida, os homens devem manter os cuidados universais de alimentação adequada, não fumar, fazer atividades físicas, dormir adequadamente, controlar o stress, evitar uso abusivo de álcool e praticar sexo de forma segura. Em relação a doenças, nos jovens ocorrem basicamente aquelas transmitidas pelo sexo e alguns problemas decorrentes do sedentarismo (diabetes, obesidade e doenças cardiovasculares). Já nos idosos, há prevalência de doenças crônico-degenerativas e os tumores, e, dentre estes, o câncer de próstata é o mais comum, sendo mais comum na faixa etária acima de 60 anos.

 

Prevenção

 A prevenção passa pelos cuidados universais e, principalmente, pela detecção precoce de alterações que podem trazer prejuízos a saúde do homem, como é o caso dos check-ups.

Especificamente sobre o câncer de próstata, o médico orienta que todo homem a partir dos 50 anos deve procurar seu urologista para os exames de check-up. Naqueles em que algum parente próximo (pai/irmão/avô) tenha sido acometido por câncer de próstata, esse início é aos 45 anos. 

 

IPE Saúde oferece isenção em consultas

Os usuários do IPE Saúde com 50 anos ou mais terão isenção da coparticipação, neste mês, nas consultas com urologista. A ação integra o Novembro Azul, basta procurar um médico credenciado da rede IPE Saúde e a isenção será garantida automaticamente. A campanha é realizada pelo segundo ano consecutivo para incentivar a procura por profissionais e cuidados com a saúde com regularidade.  

 

Procuradoria-Geral do Estado do RS