ESAE debate sobre o discurso jurídico a partir de decisões do STF no dia 18/9

.

A Escola Superior de Advocacia de Estado Professor Almiro do Couto e Silva (ESAE-PGERS) vai tratar, no dia 18/9, sobre as “Bases para a compreensão do papel do Judiciário na concreção da Constituição Econômica”. O evento, que será on-line, integra o projeto Teses e Dissertações na PGE que tem como objetivo discutir questões relacionadas a produção acadêmica no âmbito jurídico. O evento será transmitido, ao vivo, às 14h30, pelo Portal de Capacitação da PGE, para o público interno, e pelo canal do Youtube da PGE (procuradoriageralrs), para o público externo.

A palestrante desta edição é a Mestre em Direito pela UFRGS e servidora do Poder Judiciário do RS, Sabrina Schossler, que vai fazer uma análise crítica do Direito como discurso, tratando das relações entre linguagem, direito, ideologia e hermenêutica. Sabrina vai expor ainda quanto à adequação de discursos jurídicos a partir de decisões do Supremo Tribunal Federal (STF).

A mediação ficará a cargo do procurador do Estado do RS, diretor da ESAE-PGERS, Doutor e Mestre em Direito pela UFRGS, Ernesto Toniolo, e o debate será conduzido pelo ex-procurador-geral do Estado do RS, Mestre em Direito pela PUCRS e Doutor em Direito pela USP, Paulo Peretti Torelly.