Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Conselho Superior da PGE-RS realiza sessão solene alusiva à promoção de procuradores do Estado à classe superior

Publicação:

WhatsApp Image 2022 05 20 at 4 14 37 PM
Sessão solene do Conselho Superior da PGE-RS alusiva à promoção de procuradores do Estado à classe superior

WhatsApp Image 2022 05 20 at 4 15 14 PM
Sessão solene do Conselho Superior
O Conselho Superior da PGE realizou na tarde desta quinta-feira (19/05) sessão solene alusiva à promoção de procuradores do Estado à classe superior da carreira. Esta é a primeira sessão com essa temática, que deverá se repetir futuramente para as outras duas classes de promovidos. Os agraciados receberam certificados durante a cerimônia. No total, 93 procuradores do Estado foram promovidos – sendo 17 à classe superior. 

Os certificados foram entregues pelo procurador-geral do Estado, Eduardo Cunha da Costa. “É a primeira vez que realizamos esta cerimônia e entendemos a importância de alguns gestos. Estamos em um percurso, e é importante registrar cada etapa. Destaco especialmente o trabalho conjunto entre o Conselho Superior, a Corregedoria e o Gabinete que permite agora a desnecessidade de alteração de lotação territorial, especialmente dos colegas que estão no interior, para a promoção ao ponto mais alto da carreira”, destacou. 

As manifestações de interesse nas promoções foram realizadas de forma digital, o que permitiu conduzir concomitantemente as definições envolvendo todas as classes e permitiu as publicações de modo otimizado. As novidades no procedimento iniciaram com a publicação da Resolução 172/2021, que atribuiu maior transparência e objetividade ao processo de avaliação. 

A corregedora-geral da PGE-RS, Luciana Mabilia Martins, ressaltou o quanto foi desafiador realizar as promoções das três classes da carreira de forma simultânea. “É extremamente gratificante ter colegas cada vez mais envolvidos, percorrendo cada etapa e chegando à classe mais alta da carreira”, comemorou. 

O procurador do Estado Rafael Cândido Velasques Orozco, da 2ª Procuradoria Regional – Caxias do Sul, falou em nome dos promovidos e fez um panorama sobre a evolução da carreira desde a sua posse, há 22 anos. “A Procuradoria não é apenas um prédio, nem dispositivos legais colocados friamente nos compêndios legislativos. A PGE é feita de homens e mulheres com profundo compromisso com o interesse público e que têm a noção de sua missão para com o Estado e a sociedade gaúcha. Alguns desses homens e mulheres estão aqui, hoje, para serem homenageados”, declarou.

Procuradoria-Geral do Estado do RS