Biblioteca particular do procurador do Estado Almiro do Couto e Silva é doada à ESAE-PGERS

livros empilhados na vertical e na horizontal
Livros que eram da biblioteca pessoal do Dr. Almiro do Couto e Silva são doados para a PGE-RS - Foto: Vanessa Schneider - ASCOM PGE-RS
Por Vanessa Schneider - Ascom PGE

O acervo pessoal das obras do procurador do Estado Almiro do Couto e Silva, falecido em 2018, agora faz parte da Biblioteca da Escola Superior de Advocacia de Estado Professor Almiro do Couto e Silva (ESAE-PGERS). Mais de três mil obras, dentre elas, livros, revistas, teses e raridades relacionadas ao Direito Romano, italiano, francês e alemão, por exemplo, foram doadas com o intuito de preservar e compartilhar o conhecimento com a sociedade.

Confira o e-book e fotos do acervo aqui.

A biblioteca pessoal do professor Almiro do Couto e Silva, procurador do Estado entre 1970 e 1986, representa um acervo de riqueza jurídica e histórica que não pode ser comparado a nenhum outro: anotações, dedicatórias, frases sublinhadas, comentários na borda das páginas que contribuíram para o sucesso deste renomado jurista, conhecido mundialmente por suas obras sobre o Direito Administrativo.

O procurador-geral do Estado, Eduardo Cunha da Costa, ressaltou que a doação é um marco para a PGE-RS, não somente pela quantidade, mas pela qualidade e pelo valor jurídico: “Essa é uma doação incomensurável para todos nós, pois são obras raras, de grande apreço e que, sobretudo fizeram parte da carreira jurídica desse grande expoente do Direito Público, e agora poderão fazer parte da vida de muitos servidores e procuradores”, enfatizou.

Segundo o diretor da ESAE-PGERS, Ernesto José Toniolo, o Dr. Almiro do Couto e Silva, em razão da excelência do seu trabalho e imensa capacidade de inovação, impactou profundamente o Direito Público no Brasil: “A presença constante do professor no ambiente acadêmico permitiu que fosse formada uma geração de juristas influenciada pelo seu pensamento. É uma grande honra e responsabilidade recebermos um acervo tão rico. Além dos livros não poderem ser adquiridos no mercado, o conjunto da biblioteca possui grande simbolismo e valor histórico, merecendo ser compartilhada com o público. É difícil não ficar emocionado observando o trabalho de catalogação das obras, realizado por nossos servidores com tanto zelo e carinho”, afirmou.

FAMÍLIA

A doação do acervo, que inclui várias relíquias, foi realizada pela família e destinada à ESAE-PGERS como forma de agradecimento: “O meu pai tinha um grande apreço pela PGE. Ele sempre lembrava com carinho o tempo que trabalhou na Instituição. Decidimos que o local era propício para todos”, ressaltou o advogado Jorge do Couto e Silva, filho do Dr. Almiro. “Esperamos que toda essa energia que os livros transmitem se propague para as pessoas que frequentarão a Biblioteca e a Escola que leva o nome de meu pai”, enfatizou Silva.

PROFESSOR

“Uma pessoa afetuosa com os alunos e que possuía um jeito peculiar de ministrar as aulas”. Foi desta maneira que a corregedora-geral da PGE-RS, Luciana Mabília Martins, descreveu como era o jeito do procurador quando frequentava as aulas dele. A corregedora-geral, que foi vizinha e aluna de Almiro, no curso de Direito, destacou que alguns dos livros doados para a PGE lhe ajudaram muito na trajetória do mestrado: “Os livros que ele indicou fizeram toda a diferença para mim naquele período como, por exemplo, as obras dos autores Otto Mayer e Maurice Hauriou”, lembrou.  “Ele foi um grande mestre para quem se dedicava ao Direito Público”, recordou.

ACERVO

A previsão é de que as obras, que passam por um processo de avaliação e processamento técnico, estejam disponíveis para o público no início de 2020. É o que explica a bibliotecária responsável pelo planejamento das atividades de organização do acervo doado, Carla Garcia.

Ela acrescenta ainda que há uma equipe engajada na avaliação das obras: “Trabalhar na organização da Coleção Especial Prof. Almiro do Couto e Silva é um desafio porque, pela primeira vez, recebemos numa única doação um volume expressivo de materiais bibliográficos. Nesse sentido, a equipe da Biblioteca - Larissa, Luciana, Matilda, eu e os estagiários - está trabalhando com muita dedicação, pois temos a ciência da qualidade e valor histórico das obras e de sua inestimável contribuição como fonte de informação para a qualificação, estudo e pesquisa de todos que frequentam a Biblioteca da PGE”, disse.

Os livros ficarão dispostos em um local específico na Escola Superior de Advocacia de Estado Professor Almiro do Couto e Silva assim que o processamento técnico da coleção for concluído.

BIBLIOTECA LAURA CORRÊA OLIVEIRA

A Biblioteca é aberta ao público para consulta local ao acervo. No entanto, o empréstimo de material bibliográfico é restrito aos usuários cadastrados. É possível também fazer doação de obras jurídicas ou literárias.

Entre em contato: (51) 3288-1656 ou e-mail: biblioteca@pge.rs.gov.br

Endereço: Av. Borges de Medeiros, nº 1555/16º andar