Trabalho do Centro de Conciliação e Mediação do Estado é apresentado na AGU de Goiás e na PGE de Alagoas

Dra. Elisa Berton Eidt em Goiás

O trabalho desenvolvido no Centro de Conciliação e Mediação do Estado (CCM), instalado na Procuradoria-Geral do Estado, foi tema em dois eventos sobre advocacia pública e conciliação, em Goiás e Alagoas. Os dois Estados editaram recentemente leis complementares que criam câmaras de conciliação, e convidaram a Coordenadora do CCM, Elisa Berton Eidt, a fim de conhecer a experiência de quem já tem uma câmara em funcionamento.

Dra. Elisa apresentou a palestra “Câmara de Conciliação na esfera pública”, no seminário “Consenso e Métodos Autocompositivos na Administração Pública”, realizado pela Escola da Advocacia-Geral da União em Goiás (EAGU/GO), em parceria com o Centro de Estudos Jurídicos da Procuradoria-Geral do Estado de Goiás (Cejur/PGE-GO), no dia 17 de outubro, em Goiânia. A capacitação durou três dias e contou também com apresentações de outros palestrantes sobre “A relevância do Advogado Público como Agente Transformador da Cultura da Pacificação Social” e “O novo papel consultivo e Fazenda Pública”.

Já no dia 25 de outubro, Dra. Elisa esteve na Procuradoria-Geral do Estado de Alagoas (PGE-AL), em Maceió, onde ministrou o curso "Consenso e Métodos Autocompositivos na Administração Pública", que contou com a presença de Procuradores do Estado, servidores e estagiários. "Foi um momento de debate, de reflexão e de transmissão de conhecimento sobre uma área que é nova na advocacia pública e que promete trazer bons resultados, inclusive com muita economia, a partir do funcionamento da Câmara", avaliou Dra. Elisa ao final da atividade, promovida pela PGE-AL e pela Associação dos Procuradores do Estado de Alagoas.

Para a Coordenadora do CCM, a conciliação ganha cada vez mais força na prática da advocacia, garantindo uma atuação mais efetiva e diminuindo conflitos, com muitos casos, inclusive, sem necessidade de judicialização.

*com informações da Assessoria de Comunicação da Procuradoria da União em Goiás e da Assessoria de Comunicação da Procuradoria-Geral do Estado de Alagoas