Procurador-Geral do Estado participa de reuniões do Gabinete de Crise do Governo do Estado

Gabinete de Crise

O Procurador-Geral do Estado, Euzébio Ruschel, participou de reuniões do Gabinete de Crise, criado pelo Governo do Estado para buscar soluções para os problemas de desabastecimento em decorrência da greve dos caminhoneiros. Dr. Euzébio esteve em audiências, coordenadas pelo Vice-Governador, José Paulo Cairoli, com a Secretaria da Saúde, no Palácio Piratini, e com a Secretaria da Segurança Pública, no Centro Integrado de Comando e Controle Regional da SSP.

Houve interlocução entre as Secretarias de Transporte e Agricultura, Defesa Civil, Polícia Civil e Comando da Brigada Militar, e ficou definido que a prioridade máxima é o atendimento à vida e às pessoas. Foram identificadas medidas específicas para circulação de mantimentos, remédios, combustível, além da preservação da segurança em vias de acesso e rodovias. Planos de comboio para assegurar o transporte de combustível, cargas vivas e de perecíveis, ração e medicamentos foram coordenados junto à Secretaria de Segurança. Também houve a deliberação de assuntos específicos com o Grupo da Agricultura para tratar de abastecimento de alimentos à população e para evitar danos à produção agropecuária.

A Empresa Gaúcha de Rodovias (EGR) passou a cumprir, nesta segunda-feira (28/05), a Medida Provisória nº 833, que determina que "os veículos de transporte de cargas que circularem vazios nas vias terrestres federais, estaduais, distritais e municipais ficarão isentos da cobrança de pedágio sobre os eixos que mantiverem suspensos". A determinação é válida para todo o território nacional.