PGE-RS recebe Menção Honrosa no Prêmio Ajuris de Direitos Humanos

Prêmio Ajuris de Direitos Humanos

A campanha “Não Cale, Compartilhe”, desenvolvida pela PGE, por sua Comissão de Direitos Humanos, em parceria com a TV Pampa, recebeu Menção Honrosa no Prêmio Ajuris Direitos Humanos, durante solenidade na terça-feira (19/12). A campanha é resultado de um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), conduzido pelo Centro de Conciliação e Mediação da PGE, e foi veiculada na televisão, nos programas Pampa Debates e Atualidades Pampa, e nas redes sociais.

Com o objetivo de combater o preconceito em suas variadas formas, como em relação à raça, à deficiência, ao gênero, ao sobrepeso e à população LGBT, foram produzidos seis pequenos vídeos, com depoimentos de pessoas que sofreram algum tipo de discriminação, relatando como isso prejudicou suas vidas e a superação.

O Procurador do Estado Jorge Terra, juntamente com a Diretora Artística e de Produção da TV Pampa, Marjana Vargas, recebeu o reconhecimento e destacou “o processo de aprendizagem diária do que sejam Direitos Humanos em diversos casos tratados pela PGE, como na área da saúde, da educação, da desapropriação de terras. Ao recebermos a Menção Honrosa acreditamos que estamos no caminho certo e agradeço à TV Pampa pela parceria”.

De acordo com Marjana Vargas, “foi um desafio proposto pela PGE e um aprendizado para a TV Pampa”, anunciando que a campanha terá continuidade.

A campanha #nãocalecompartilhe pode ser vista na fanpage da PGE (https://www.facebook.com/ProcuradoriaGeralDoEstadoRS).

Prêmio Ajuris Direitos Humanos

É uma premiação bienal da Ajuris que visa a incentivar ações concretas de implementação, difusão e educação de Direitos Humanos por entidades ou organizações da sociedade civil comprometidas com a defesa dos Direitos Humanos no Estado do Rio Grande do Sul, à produção científica a fim de fomentar o debate sobre Direitos Humanos entre os estudantes de graduação em Direito no Estado do Rio Grande do Sul, buscando a implementação de uma cultura de Direitos Humanos entre os futuros operadores das Ciências Jurídicas, premiando Monografias Jurídicas. Na edição 2016/2017, o Prêmio homenageou o juiz Marco Antônio Bandeira Scapini, falecido em 2014.