PGE recebe integrantes da Conferência Estadual de Saúde das Mulheres

Dra. Fabiana, Dra. Ana Tópor Beck e Gisleine

A Procuradora-Geral Adjunta para Assuntos Institucionais, Ana Cristina Tópor Beck, recebeu, na quinta-feira (06/04), uma das Coordenadoras da 1ª Conferência Estadual de Saúde das Mulheres (CESMu), Gisleine da Silva, representante da Política de Saúde da Mulher/Departamento de Ações em Saúde da Secretária Estadual de Saúde; e a Coordenadora da Comissão de Direitos Humanos da PGE, Procuradora do Estado Fabiana Azevedo da Cunha Barth, integrante da Comissão de Mobilização e Comunicação da Conferência. Na visita, foi entregue material de divulgação sobre o evento.

A Conferência será realizada de 9 a 11 de junho, no Salão de Atos da Ufrgs, com o objetivo de formular diretrizes para políticas públicas na área, efetivando os princípios do Sistema Único de Saúde. O tema central da CESMu será “Saúde das Mulheres: Desafios para a Integralidade com Equidade”, e seus eixos principais serão a “Implementação da Política Nacional de Atenção Integral à Saúde das Mulheres” e “Diretrizes para Definir a Política Estadual de Atenção Integral à Saúde das Mulheres”.

Até o dia 21 de maio ocorrem as conferências municipais, quando são eleitas as delegadas que participarão da etapa estadual.

Dra. Ana Tópor Beck parabenizou pela iniciativa e afirmou que a PGE-RS irá colaborar e dará o apoio institucional na mobilização junto às Procuradorias Regionais e às Especializadas para participação efetiva na Conferência.

A Comissão de Mobilização e Comunicação já visitou os seguintes órgãos: Núcleo de Direitos Humanos da Defensoria Pública Estadual; Comissão de Direitos Humanos do Tribunal de Justiça; Centro de Apoio Operacional de Direitos Humanos do Ministério Público; Ministério Público do Trabalho; Procuradoria Regional dos Direitos do Cidadão do Ministério Público Federal; Ministério Público de Contas e Ordem dos Advogados do Brasil. Nas próximas semanas, a Advocacia-Geral da União, a Procuradoria-Geral do Município de Porto Alegre e a Defensoria Pública da União receberão a visita da Comissão.