Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Lançado novo Sistema de Informação e Documentação da PGE

Publicação:

Lançamento do SID
Lançamento do SID

Foi lançado, na quarta-feira (16/08), no Auditório da PGE, o novo Sistema de Informação e Documentação (SID) da Casa. Além do refinamento das pesquisas, agilizando o acesso a arquivos específicos, tem como mudança a inclusão de documentos, antes restritos à Intranet, também na Internet. O evento reuniu bom público e foi transmitido para as Procuradorias Regionais e a PTS.

 A Procuradora-Geral Adjunta para Assuntos Administrativos, Paula Ferreira Krieger, classificou o SID como uma conquista da PGE. “Temos uma base de dados fantástica, gente qualificada trabalhando e nossa pesquisa era deficitária", comentou, lembrando que existe um público externo da PGE, que também deve ser bem atendido.

 A Coordenadora da Procuradoria de Informação, Documentação e Aperfeiçoamento Profissional (PIDAP), Melissa Guimarães Castello, destacou que foi feito um trabalho detalhado para se chegar ao resultado. “Temos um sistema de pesquisa muito mais amigável. A partir de hoje, as Informações estarão disponíveis também na Internet, exceto as sigilosas. Até então, eram só os Pareceres. É um ganho de visibilidade, que traz também uma responsabilidade”. Dra Melissa explicou que a mudança trará impacto muito grande ao trabalho da PGE.

 A apresentação técnica foi feita por Servidores da PIDAP que participaram do desenvolvimento do SID, Silvia Titton, Daniela Gatiboni e Jonas Schwarz. Silvia afirmou que o SID será um marco da PGE e apresentou os novos refinamentos de busca disponíveis. No sistema anterior, por exemplo, os documentos vinham um a um, agora é possível ver na totalidade e descartar mais facilmente os que não são desejados. “Tínhamos bases de dados formatadas de maneira diferente”, comentou.

 Daniela mostrou como combinar campos de pesquisa e palavras e reduzir consideravelmente o número de arquivos apresentados diante de termos mais utilizados pela PGE, chegando rapidamente ao que se deseja de fato. Outros pontos ressaltados referentes aos documentos foram seus status, a apresentação em formato original e em versão compilada e a relação com outros materiais constantes na base de dados.

 O público foi bastante participativo, esclarecendo dúvidas e oferecendo sugestões. A Coordenadora das Assessorias Jurídicas da Administração Pública Direta e Indireta, Ana Cristina Brenner, parabenizou a equipe que trabalhou no SID. “Será um marco. Nós que trabalhamos na Administração Pública Direta e Indireta vamos sentir a diferença.” A Coordenadora da Comissão de Direitos Humanos, Fabiana Azevedo da Cunha Barth, também felicitou o grupo. “Com quase 20 anos de PGE, digo que temos um bom acréscimo. Vai melhorar o uso das bases de pesquisa.” Ambas deram ideias para o sistema. A Servidora Joseane Alminhana Garcia (DA – EGCC), que trabalhou na Pidap diretamente nas infobases lembrou a dificuldade que tinha para pesquisar. “Parabéns à Pidap pelo excelente trabalho realizado. Estou encantada com o SID, que irá facilitar muito as pesquisas necessárias para atuação na Equipe de Gestão de Compras e Contratos.”

O SID  está disponível no menu Serviços e Informações/Serviços/Consulta a Pareceres da PGE-RS.

Conteúdos relacionados

Procuradoria-Geral do Estado do RS