Feira de Direitos Humanos da CDH reúne estudantes na Fundação Ospa

Crianças e adolescentes de sete escolas prepararam trabalhos ligados ao tema

A PGE-RS realizou, por meio da Comissão de Direitos Humanos (CDH), a Feira de Direitos Humanos, que reuniu estudantes e professores de sete escolas públicas e privadas de Porto Alegre em uma manhã dedicada ao assunto, no dia 13 de novembro, no foyer da Casa da Música da Fundação Ospa, que cedeu o espaço para a atividade. As crianças e adolescentes prepararam trabalhos ligados ao tema Direitos Humanos, abordando questões como igualdade de gênero, racismo, violência doméstica, mulheres na política, representação da mulher na cultura popular, promoção da saúde, cotas, liberdade religiosa, estudo e valorização da cultura africana na história brasileira, inclusão de pessoas com deficiência, dentre outros. Para embasar as exposições, os alunos fizeram pesquisas históricas e analisaram a realidade nos bairros em que vivem e na comunidade escolar, o que incluiu entrevistas.

Uma encenação de Bonecas Abayomi, feitas com tecido e na cor negra, e uma leitura de sonetos sobre a Declaração Universal de Direitos Humanos, que completa 70 anos em 2018, reforçaram a importância e o dever do respeito à diversidade da condição humana. O Coordenador da CDH, Jorge Terra, visitou os estandes e conduziu uma Conversa sobre Direitos Humanos, em que alunos e professores debateram o tema com base em perguntas que costumam gerar discussão na sociedade, como “As pessoas moram na rua por que querem?”.

Participaram da Feira de Direitos Humanos a Escola Estadual Matias de Albuquerque; as Escolas Municipais de Ensino Fundamental Professor Anísio Teixeira, Moradas da Hípica e Vila Monte Cristo; o Centro Municipal de Educação dos Trabalhadores Paulo Freire; o Colégio Marista Rosário e a Rede Romano de Educação. Acompanharam as atividades o integrante da CDH Silvio Guido Fioravanti Jardim, as servidoras Beatriz Rosane Lang e Maristela Belloli Lorensi e demais convidados.