Empossados novos Conselheiros em sessão solene do Conselho Superior

Imagem 032
Posse dos novos Conselheiros

O Procurador-Geral do Estado e Presidente do Conselho Superior, Euzébio Ruschel, deu posse a seis novos membros do Conselho Superior da PGE, em sessão solene, no dia 5 de julho, no auditório da PGE.

Foram empossados como Conselheiros os Procuradores do Estado Aretê dos Santos Vargas, Ernesto José Toniolo, Evandro Luís Dias da Silveira, John de Lima Fraga Júnior, Rodrigo Krieger Martins e Tiago Gubert Cury.

Dr. Euzébio destacou a renovação do Conselho, órgão que traz a estabilidade institucional, o aconselhamento e é responsável pela uniformização da jurisprudência administrativa do Estado. Enalteceu a presença do interior – representada pelos novos Conselheiros oriundos da 5ª PR, da 8ª PR e da 15ª PR. Agradeceu aos Procuradores que participaram do processo eletivo e à Comissão Eleitoral, formada pelos Conselheiros Suzana Fortes de Castro Rauter, Fábio Casagrande Machado, Marlise Fischer Gehres e Georgine Simões Visentini. Desejou êxito aos novos Conselheiros, citando Simone de Beauvoir: “não há uma só pegada do meu caminho que não passe pelo caminho do outro”, para reforçar o trabalho em equipe desenvolvido pela Procuradoria-Geral do Estado.

Falando em nome do Colegiado, o Conselheiro Fábio Casagrande Machado, na saudação de boas-vindas aos novos integrantes, propôs a reflexão sobre a atuação dos Procuradores perante o Conselho, diante de desafios como o processo eletrônico e a mediação e conciliação, que impõe a necessidade de fazer diferente e encontrar novas soluções, “abandonando a zona de conforto e caminhando em busca da plenitude do exercício das atribuições e competências”.

O Conselheiro Ernesto José Toniolo, no seu pronunciamento em nome dos empossados, enfatizou que a PGE é uma Instituição cinquentenária e de excelência, em que os Procuradores defendem o Estado do Rio Grande do Sul e as políticas públicas, sempre com grandes vitórias e, inclusive, na vanguarda, como na investigação da fraude das próteses. Lembrou o elogio feito pela Ministra do Superior Tribunal de Justiça Regina Helena Costa a mais de um interlocutor, de que poucos escritórios têm o nível elevado de advocacia apresentado pela PGE-RS.

Presentes à cerimônia o Procurador-Geral Adjunto para Assuntos Jurídicos, Eduardo Cunha da Costa; a Procuradora-Geral Adjunta para Assuntos Institucionais, Ana Cristina Tópor Beck; a Procuradora-Corregedora Kathia Menegol, representando a Corregedoria-Geral da PGE; o Presidente em exercício da Apergs, Lourenço Floriani Orlandini, Procuradores do Estado e Servidores da PGE.