Empossada a nova Corregedora-Geral da Procuradoria-Geral do Estado

O Procurador-Geral do Estado, Euzébio Ruschel, e Luciana Mabilia Martins

Em sessão solene do Conselho Superior da PGE, o Procurador-Geral do Estado, Euzébio Ruschel, deu posse à nova Corregedora-Geral da Procuradoria-Geral do Estado, Procuradora do Estado Luciana Mabilia Martins, e ao novo Corregedor-Geral Adjunto, Procurador do Estado Paulo Cesar Velloso Quaglia Filho, no dia 21 de maio, no Auditório da PGE.

Dra. Luciana afirmou que assume a função de Corregedora-Geral da PGE com muita honra e senso de responsabilidade. “Agradeço a confiança do Dr. Euzébio e dos pares do Conselho Superior pela indicação para este órgão cardeal e importante na PGE. É por ali que os Procuradores do Estado ingressam na carreira, a Corregedoria é um standard de segurança, ocupa um papel de garantidor da estabilidade”.

A Conselheira e Procuradora-Geral Adjunta para Assuntos Institucionais, Ana Cristina Tópor Beck, saudou a nova Corregedora-Geral em nome do Conselho Superior. “É muito bom saber que temos uma Procuradora do Estado se dispondo a retornar ao nosso convívio depois de mais de três anos na Subchefia Jurídica da Casa Civil”, afirmou. “Dra. Luciana tem o preparo técnico, é Mestre em Direito; é experiente, são 22 anos de PGE, assumiu diversas funções, tem uma visão inteira da Casa; tem habilidade no trato com as pessoas, é firme e acolhedora; tem habilidade na solução de problemas, é objetiva na tomada de decisão e em comunicar; tem serenidade, sabe trazer normalidade a situações conturbadas”, arrematou.

Em sua despedida como Corregedora-Geral da PGE, a Procuradora do Estado Roselaine Rockenbach enumerou conquistas alcançadas ao longo de dois mandatos: a Presidência da Comissão do último Concurso Público para Procurador do Estado; a regulação do estágio de orientação a novos Procuradores do Estado; o regimento interno da Corregedoria; a adoção da justiça restaurativa em alguns Procedimentos Disciplinares; e as Promoções por Merecimento. “Desejo sabedoria e grande êxito à Dra. Luciana e sua equipe. Méritos os trouxeram até aqui e irão impulsioná-los. Boa sorte. Estou à disposição. Foi uma honra estar nesta função”.

O Procurador-Geral do Estado, Euzébio Ruschel, expressou sua gratidão aos integrantes da gestão da Corregedoria-Geral que se despede, bem como desejou pleno sucesso à nova Corregedora-Geral e sua equipe.

Estiveram presentes os Procuradores-Gerais Adjuntos para Assuntos Jurídicos, Eduardo Cunha da Costa, e para Assuntos Administrativos, Paula Ferreira Krieger; o Corregedor-Geral do Ministério Público,Ivan Saraiva Melgaré; a Corregedora-Geral em exercício da Defensoria Pública do Estado,Fernanda Knijnik Milman; o Corregedor-Geral da Procuradoria-Geral do Município de Porto Alegre,Heron Nunes Estrella; o Diretor do Foro Central de Porto Alegre, Juiz Amadeo Henrique Ramella Butelli; o Juiz Corregedor da Justiça Militar Estadual, Amilcar Fagundes Freitas Macedo; o Procurador-Geral do Ministério Público de Contas, Geraldo Costa da Camino; o Subchefe Jurídico da Casa Civil, Procurador do Estado Victor Herzer da Silva; o Corregedor-Geral da Secretaria da Fazenda, Geraldo Scheibler; representando a Corregedoria-Geral da Brigada Militar, Capitão Cristiano Munhoz; representando a Polícia Civil de Porto Alegre, Delegado Nairo Frólio Pires; o Diretor-Presidente do IPE PREV, Procurador do Estado José Guilherme Kliemann; representando a Superintendência dos Serviços Penitenciários, o Corregedor-Geral, Bruno Carlos Pereira; o Presidente da Associação Nacional dos Procuradores dos Estados e do Distrito Federal, Telmo Lemos Filho; representando o Conselho Federal da OAB, Conselheira Seccional da OAB/RS, Procuradora do Estado Fabiana Azevedo da Cunha Barth; a Presidente da Associação dos Procuradores do Estado do Rio Grande do Sul, Marcela de Farias Vargas; o Presidente da Associação dos Servidores da Procuradoria-Geral do Estado, Sérgio Serpa; representando a Associação dos Juízes do Rio Grande do Sul, a Desembargadora Lizete Andreis Sebben; os ex-Procuradores-Gerais do Estado Gabriel Pauli Fadele Carlos Henrique Kaipper; os ex-Corregedores-Gerais da PGE Gabriel Pauli Fadel, Paulo Roberto Basso e Luís Carlos Kothe Hagemann, dentre outras autoridades.